Artigo – Um resultado prático da eficácia da Pedagogia Logosófica – Lutas e Dificuldades

Artigo – Um resultado prático da eficácia da Pedagogia Logosófica – Lutas e Dificuldades

Autora: Vanessa Nagem Araújo – Coordenadora Pedagógica
Geral – Infantil e Fundamental I

As oportunidades que o Colégio Logosófico oferece aos docentes se constituem em um rico campo experimental para a realização do seu processo de evolução consciente. Quantas experiências tenho tido a oportunidade de viver, aproveitando-as para conhecer mais a mim mesma e, assim, poder superar-me!
Uma delas ocorre na convivência com os alunos, com os pais de alunos, com os professores, com os funcionários e com a equipe técnica. Ao observar os demais, voltando essa observação para mim mesma, tenho feito descobertas importantes a meu respeito.

Observo pessoas com valores que ainda não possuo e com os quais tenho muito a aprender. Observo outras que lutam contra algumas deficiências e que, como eu, buscam superar-se. As experiências são inúmeras e tenho feito o esforço de aproveitá-las para ampliar o conhecimento que vou alcançando de mim mesma.
Tive uma vivência com um aluno de 5 (cinco) anos de idade, que apresenta, dentre outras, a característica de não querer enfrentar as dificuldades, tentando fugir delas. Isto se agravou diante de uma difícil situação vivida em família. Apesar de não estar muito próxima dele todos os dias, procurei acercar-me um pouco, para ver como conseguiria ajudá-lo. Realizamos um trabalho conjunto: professoras, assessora educacional, coordenadora pedagógica e eu, cada uma em um momento e de acordo com a própria modalidade.

Observando as características da criança, planejei conversas nas quais pudesse levar elementos de defesa contra os pensamentos que o levam a não querer enfrentar as situações que lhe exigem um pouco de esforço. Falei-lhe um pouco sobre minha vida, sobre como faço para enfrentar as dificuldades. Juntos, fizemos planos. Temos formado um vínculo de afeto. Sempre que nos encontramos, sinto em seu olhar um carinho especial e eu experimento o mesmo por ele. Quero muito vê-lo bem e, quando isso acontece, sinto-me muito feliz, por ver o fruto do seu esforço. A experiência está em curso, pois esse aluno ainda passa por diversos momentos difíceis, apesar de já viver muitos outros de vitória frente aos seus pensamentos.

Esta experiência tem-me feito refletir muito sobre mim mesma. Como eu enfrento as minhas lutas e dificuldades? Encaro-as com valentia ou prefiro fugir delas?

É claro que não enfrento a mesma realidade que ele, mas enfrento também lutas que preferiria não enfrentar, dificuldades das quais preferiria distanciar-me. Entretanto, tenho observado os frutos dos meus esforços em relação a esse aspecto e tenho ficado feliz com as minhas conquistas. Hoje, na nova função que exerço na Escola, surgem dificuldades que são fruto da minha falta de conhecimento e de experiência. Mas tenho procurado fazer com que um pensamento esteja muito presente em minha mente: “Aproveite esta luta como uma oportunidade para a sua evolução. Ela pode te preparar para outras mais difíceis!”

Assim, tenho sido capaz de enfrentar dificuldades com mais valentia, buscando soluções ao invés de ficar me queixando, fazendo-me de vítima. Como esse esforço tem sido importante para mim! Da mesma forma que aquela criança, ainda vivo momentos em que as dificuldades parecem maiores que a minha capacidade, mas experimento a grande confiança de que tenho todas as possibilidades e recursos para buscar as soluções e para aproveitar todas as experiências que vivo para superar-me, para ser melhor. Não tenho dúvida de que a vivência no ambiente do Colégio Logosófico tem sido fundamental para a minha evolução, e sou muito, muito grata por isso!

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments